quarta-feira, 23 de março de 2011

A evolução dos Dashboards (user-centric).



O design dos paineis está se adaptando. O que antes era apenas uma interface entre o usuário e um conjunto de dados já evoluiu para uma plataforma completa, e em alguns casos tornaram-se painéis de todos os produtos da empresa.

Este tipo de integração empresarial também está sendo combinada com um design mais centrado no usuário, como visto na última atualização do Google Analytics. Ao construir ferramentas para os dashboards com os usuários em mente desde o início, o Google desenvolveu uma solução de paineis mais flexível.

Em um post recente para o Search Engine Land, Daniel Waisberg observou:

"Este é provavelmente um dos maiores méritos: a capacidade de criar vários painéis, cada um contendo um conjunto de gráficos. Esta é uma característica muito requerida, especialmente por grandes organizações, onde os empregados têm necessidades muito diferentes da ferramenta. Agora, os painéis podem ser fixados pela hierarquia, departamento ou qualquer outra regra."

Ken Hilburn, VP de capacitação da Juice Analytics, quebrou os princípios de design de dashboards em uma entrevista ao Strata 2011. Ele disse que a chave é combinar três níveis básicos da função e, em seguida, cruzá-las:

"Os painéis estão em uma fase evolutiva agora. Abaixo do usuário, há dimensões e medidas que fornecem contexto para essas métricas - eu quero saber mais sobre as vendas, mais sobre o aquecimento global ou o aumento da temperatura. - incluindo o contexto em torno disso e o que essas métricas significam. A terceira camada seria os dados detalhados para uma maior exploração e comunicação. Depois, você pode envolver os componentes em um painel. Você quer ter coisas como filtragem global. Você quer ter a capacidade de cruzar dados. Você quer ser capaz visualizar dados instantaneamente ou baixar as informações."

Assista abaixo a entrevista completa:




Fonte: Radar

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