A
AdServer – Serviço usado por veículos online para distribuição de publicidade no site. Pode ser também acessado e utilizado por anunciantes e agências (devidamente autorizados pelo veículo com dados de login exclusivos) para extração de relatórios de campanha.
AdNetwork – Sistema de publicidade em uma rede de sites afiliados, onde o anunciante define sua segmentação e demais especificações de sua campanha e então, os banners serão impressionados de acordo com essas configurações automaticamente.
B
Behavioral Target – Ao pé da letra, comportamento do usuário dentro do ambiente on-line. Monitora por exemplo as páginas mais acessadas por determinado perfil de públicos. Bastante utilizada para performance de campanhas, segmentação.
Bounce Rate – Taxa de Rejeição. Visitas de uma única página, sem interação.
C
Coverage – (Taxa de Cobertura no Universo Ativo) É o percentual de unique users que um site atinge em determinado target levando em conta o universo ativo de internautas.
Cookie – Uma pequena informação que é armazenado no browser com o propósito de identificar as atividades da audiência durante visitas ou sessões.
Clicktag – A clicktag é o código que vai programado dentro do FLASH, para contabilizar os cliques da campanha.
CPA – Custo por Ação
CPC – Custo por Clique
CPM – Custo por Mil Impressões
CTR – Taxa de Qualidade do Clique (Click-Through Rate)
D
Dashboard – Painel de indicadores modular com gráficos e tabelas.
Display – Banner. Imagem publicitária veiculada pela internet. Padrão para anúncios comerciais na internet que possui diversas dimensões.
F
Frequency – Número de vezes que um anúncio é exibido para o mesmo browser em uma única sessão ou período de tempo.
H
Hotsite – Página desenvolvida para complementar uma ação, contendo informações específicas sobre um produto ou campanha. É um site promocional com tempo de “vida” pré-determinado. Muito utilizado para divulgar promoções e lançamentos de produtos.
I
Impressões – Número de vezes que um anúncio online foi exibido aos internautas. Um usuário pode ver cada anúncio mais de uma vez.
Inventário – É a quantidade total de impressões em um site. É usado para estimar a visibilidade ou disponibilidade de espaço de publicidade online e a capacidade de entregas de uma página ou de todo o site.
I.V.C. – Instituto Verificador de Circulação.
K
KPI – Key Performance Indicators = Indicadores Chave de performance.
L
Landing Page – é a página de destino ou página de entrada, é a página por onde o visitante chega a um site, quando um usuário clica em um resultado de busca ou em um anúncio de banner ou links patrocinados, eles são direcionados para as landing pages.
Leads – do inglês significa persuadir. Toda e qualquer ação do usuário (contato, download, assinatura de newsletter...) em relação a campanha, website ou e-commerce que leve a uma conversão final (venda, pedido de orçamento, cadastro, compartilhamento de conteúdo).
Mouse over ou Roll over – Imagens, texto ou mensagens que aparecem apenas quando o mouse é passado por um determinado nome, ícone ou peça publicitária. Tecnologia bastante utilizada nos banners expansíveis. A métrica de aferiação aqui pode ser o simples passar do mouse, ou seja, o número de interações provocadas por ele.
P
Pageviews – Visualizações de página.
P.I. – Pedido de Inserção. É um documento que pode valer como contrato de mídia e é usado para controle de inserções tanto pelos veículos como agências.
R
Randomizar – Técnica usada para rotacionar randomicamente mais de um banner em um mesmo espaço de publicidade de um site.
Rich Media – Os banners rich media utilizam tecnologias diferentes dos banners comuns. Isso permite combinar vídeo, áudio, animação e fotografias, possibilitando uma interatividade muito maior com o visitante da página.
ROI – Retorno do investimento, lucro líquido dividido pelo investimento.
ROS – Run Over Site, ou também chamado de Ad Rotation, técnica que permite a rotação de um ou mais banners em diversos espaços e páginas de um site.
S
SEM – Search engine marketing. Estudo de Marketing voltado para otimização na visibilidade de sites nos resultados de busca.
SEO – Search engine optimization. Processo que visa melhorar o volume e a qualidade do tráfego para um site através de buscas orgânicas.
T
Tagueamento – processo de etiquetamento de URL’s para rastreamento de navegação nos WebAnalytics.
U
Unique Visitors – Visitantes Únicos
URL – Uniform Resource Locator (localizador uniforme de recursos) Padrão de endereçamento da web. Permite que cada arquivo na internet tenha um endereço próprio, o que facilita sua localização. Por isso se diz que cada página na internet possui sua própria URL.
W
WebAnalytics – Software online de análise de métricas de sites e campanhas digitais.
A ideia é que este post seja sempre atualizado com novos termos ou sugestões dos leitores de termos não contidos neste dicionário. Fiquem à vontade para opinar sobre conceitos e sugerir correções.
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