sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Dicionário de Mídia Online e Métricas.






A


AdServer – Serviço usado por veículos online para distribuição de publicidade no site. Pode ser também acessado e utilizado por anunciantes e agências (devidamente autorizados pelo veículo com dados de login exclusivos) para extração de relatórios de campanha.


AdNetwork – Sistema de publicidade em uma rede de sites afiliados, onde o anunciante define sua segmentação e demais especificações de sua campanha e então, os banners serão impressionados de acordo com essas configurações automaticamente.


B


Behavioral Target Ao pé da letra, comportamento do usuário dentro do ambiente on-line. Monitora por exemplo as páginas mais acessadas por determinado perfil de públicos. Bastante utilizada para performance de campanhas, segmentação.


Bounce Rate Taxa de Rejeição. Visitas de uma única página, sem interação.


C


Coverage   (Taxa de Cobertura no Universo Ativo) É o percentual de unique users que um site atinge em determinado target levando em conta o universo ativo de internautas.


Cookie – Uma pequena informação que é armazenado no browser com o propósito de identificar as atividades da audiência durante visitas ou sessões.


Clicktag – A clicktag é o código que vai programado dentro do FLASH, para contabilizar os cliques da campanha.


CPA – Custo por Ação


CPC – Custo por Clique


CPM – Custo por Mil Impressões


CTR – Taxa de Qualidade do Clique (Click-Through Rate)


D


Dashboard – Painel de indicadores modular com gráficos e tabelas.


Display – Banner. Imagem publicitária veiculada pela internet. Padrão para anúncios comerciais na internet que possui diversas dimensões.


F


Frequency –  Número de vezes que um anúncio é exibido para o mesmo browser em uma única sessão ou período de tempo.


H


Hotsite  Página desenvolvida para complementar uma ação, contendo informações específicas sobre um produto ou campanha. É um site promocional com tempo de “vida” pré-determinado. Muito utilizado para divulgar promoções e lançamentos de produtos. 


I


Impressões Número de vezes que um anúncio online foi exibido aos internautas. Um usuário pode ver cada anúncio mais de uma vez.


Inventário É a quantidade total de impressões em um site. É usado para estimar a visibilidade ou disponibilidade de espaço de publicidade online e a capacidade de entregas de uma página ou de todo o site.


I.V.C. – Instituto Verificador de Circulação.


K


KPI – Key Performance Indicators = Indicadores Chave de performance.


L


Landing Page – é a página de destino ou página de entrada, é a página por onde o visitante chega a um site, quando um usuário clica em um resultado de busca ou em um anúncio de banner ou links patrocinados, eles são direcionados para as landing pages.


Leads – do inglês significa  persuadir. Toda e qualquer ação do usuário (contato, download, assinatura de newsletter...) em relação a campanha, website ou e-commerce que leve a uma conversão final (venda, pedido de orçamento, cadastro, compartilhamento de conteúdo).


Mouse over ou Roll over Imagens, texto ou mensagens que aparecem apenas quando o mouse é passado por um determinado nome, ícone ou peça publicitária. Tecnologia bastante utilizada nos banners expansíveis. A métrica de aferiação aqui pode ser o simples passar do mouse, ou seja, o número de interações provocadas por ele.


P


Pageviews – Visualizações de página.


P.I. – Pedido de Inserção. É um documento que pode valer como contrato de mídia e é usado para controle de inserções tanto pelos veículos como agências.


R


Randomizar Técnica usada para rotacionar randomicamente mais de um banner em um mesmo espaço de publicidade de um site.


Rich Media – Os banners rich media utilizam tecnologias diferentes dos banners comuns. Isso permite combinar vídeo, áudio, animação e fotografias, possibilitando uma interatividade muito maior com o visitante da página.


ROI – Retorno do investimento, lucro líquido dividido pelo investimento.


ROS – Run Over Site, ou também chamado de Ad Rotation, técnica que permite a rotação de um ou mais banners em diversos espaços e páginas de um site.


S


SEM – Search engine marketing. Estudo de Marketing voltado para otimização na visibilidade de sites nos resultados de busca.


SEO – Search engine optimization. Processo que visa melhorar o volume e a qualidade do tráfego para um site através de buscas orgânicas.


T


Tagueamento – processo de etiquetamento de URL’s para rastreamento de navegação nos WebAnalytics.


U


Unique Visitors – Visitantes Únicos


URL – Uniform Resource Locator (localizador uniforme de recursos) Padrão de endereçamento da web. Permite que cada arquivo na internet tenha um endereço próprio, o que facilita sua localização. Por isso se diz que cada página na internet possui sua própria URL.


W


WebAnalytics – Software online de análise de métricas de sites e campanhas digitais. 



A ideia é que este post seja sempre atualizado com novos termos ou sugestões dos leitores de termos não contidos neste dicionário. Fiquem à vontade para opinar sobre conceitos e sugerir correções.


0 comentários:

Related Posts with Thumbnails