segunda-feira, 8 de março de 2010

Performance digital em diferentes sites.



O IUPD (Índice Único de Performance Digital), gera mensalmente um relatório com dados performáticos de três tipos de peças (rich media, rich media com vídeo e peça simples) em três tipos de sites diferentes (portais, verticais e redes sociais).

Fiz uma breve interpretação com algumas considerações em relação aos resultados. Mas antes de listá-las abaixo, gostaria de fazer a mais importante (talvez óbvia para alguns) das considerações em relação à CTR. A taxa de clique consegue medir relevância do conteúdo da peça com o perfil do internauta do site, portanto, nada mais justo do que dizer que a qualidade gráfica e a redação da peça irá influenciar diretamente neste indicador. Levando em consideração que o material estudado para gerar este gráfico acima seja de boa qualidade e profissionalismo, vamos à análise:

Rich Media com vídeo: Alcança a sua melhor performance em portais. Acredito que devido ao interesse do visitante e a baixa segmentação. Em uma
página com diversas informações, imagens, vídeos, chamadas e é claro, peças publicitárias, o que estiver mais semelhante ao conteúdo (no caso um vídeo), se destaca atraindo mais cliques que as demais peças.

Rich Media: Aqui a segmentação fala mais alto. Uma peça bem direcionada ao público de um site vertical (conteúdo específico), é quase como uma soma de informações ao conteúdo do editor do site. Esse tipo de site, normalmente indexa melhor nos buscadores para palavras-chaves relacionadas ao seu conteúdo, portanto, uma grande porcentagem de visitantes cairam neste site através de uma busca (google, yahoo, bing...) e ao navegar pela landing page, muitas vezes se deparam com um banner bem destacado oferecendo justamente aquilo que buscava. É o suficiente para uma CTR elevada. A qualidade de interação, movimento ou qualquer atifício gráfico usado na peça é diferencial para um público exigente e que não sai clicando em tudo que vê.

Peça Simples: Pode se dizer que funciona bem da mesma forma que uma peça rich media em sites verticais. Porém, o que irá determinar a escolha de uma ou outra vai depender da mensagem a ser transmitida e da quantidade de informações. Muitas vezes perde-se cliques justamente pelo uso excessivo de frames em uma peça, portanto, a não ser que seja um conteúdo muito atrativo, é melhor optar pela simplicidade sem causar mal-estar no usuário.


Fonte do Gráfico: ProXXIma

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