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sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Midia Online e a Taxa de Conversão do E-commerce.

Durante o meu dia-a-dia como mídia online aqui na agência, além de planejar, negociar e executar, eu também analiso resultados das campanhas desenvolvidas pelo marketing, criadas pelo design e divulgadas em canais externos ao do cliente (links patrocinados, comparadores, portais de conteúdo, redes sociais...) por mim. As KPI's (métricas) mais analisadas em ordem não da mais importante para a menos importante, mas talvez cronológica dentro das minhas atribuições diárias, são cliques/visitas/impressões, custo, custo por clique, CTR, pedidos por canal, taxa de conversão visita/pedidos, receita por canal e ROI. Tudo no âmbito de canal, ou seja, analiso os resultados das visitas pagas e relato para o marketing dos clientes que irão juntar com as análises restantes da loja virtual.

Mas de todas essas KPI's há uma delas que na primeira impressão parece não ser influenciada pelas campanhas de mídia online, é a taxa de conversão visita/pedido que eu abrevio assim: "TCVP". Se analisarmos superficialmente, esta taxa é influenciada diretamente pela estrutura e qualidade visual da loja, disposições dos preços, posição do botão "comprar", condições de pagamentos, especificações e descrições dos produtos, valor do frete e muitos outros elementos do site. Resumindo, se a loja for pouco atrativa e com baixa funcionalidade, o visitante simplesmente sai sem comprar nada.

Porém, em um estudo mais profundo, quanto a segmentação do canal onde será feita uma divulgação, a correta seleção do perfil do usuário já é meio caminho andado, pois a qualidade do visitante vai influenciar diretamente na TCVP. Outra boa prática para o aumento na taxa de conversão continua com uma maior relevância entre o conteúdo do anúncio e o conteúdo da landing page. Portanto se eu anunciar celular Nokia N97 por R$2098,00 com frete grátis, o mais importante é direcionar o clique para a página deste produto. Parece óbvio, mas em quantos anúncios de AdWords ou banners em sites de conteúdo que você clicou e foi direcionado para uma listagem da categoria do produto ou ainda pior, para a Home e você teve ficar procurando o produto no site? A sintonia entre o anúncio e a landing page é de extrema importância e merece muita atenção para que assim, uma loja alcance maiores índices em conversões.

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